Arquivo de Palavras-Chave: Editoração eletrônica

Informatização: Impactos Editoriais e Estéticos

Ricardo Nicola

RESUMO

Esta dissertação apresenta uma nova ferramenta no processo de produção de mídia impressa especializada: editoração eletrônica. Porque é uma ferramenta importante para esse meio de comunicação, a visualização de sua jornada evolutiva começou na pré-história dos veículos informativos, avançando para a sociedade da informática. E foi apenas nesta última etapa social que editoração eletrônica legitimou sua função, resultando em impactos sobre a produção desses meios de comunicação e condicionados novos estilos. Na apresentação desta nova sociedade pós-industrial, uma mudança de trabalho e esfera do lazer foi verificada, cuja fusão está presente e nesta iteração, desktop publishing surgiu em casa, no escritório pequeno. Nesta jornada, editoração eletrônica tornou-se um objeto de reflexão por causa de seus aspectos de condicionamento que promoveu momentos de observação em relação a uma possível ameaça à criatividade, graças às suas instalações e clichés.
Por outro lado, diferentes aspectos positivos da área de trabalho também foram mostrados, ao mesmo tempo, seus aspectos condicionado resultando em um reestudo de sua execução em diferentes mídias impressa, mostrando seus efeitos e partilha de pontos de vista. Assim, novos estilos e uma maneira editorial de produção foram vistos também. Adicionar a este aspecto, editoração eletrônica – em geral significados – a informatização dos escritórios da revista – tem vindo a produzir demissão de jornalistas, que é outro aspecto importante na dissertação apresentando.

(mais…)

Comentários desativados em Informatização: Impactos Editoriais e Estéticos

Editoração eletrônica: novos comportamentos editoriais e estéticos

Ricardo Nicola

RESUMO

Esta dissertação apresenta uma nova ferramenta no processo de produção de mídia impressa especializada: editoração eletrônica. Por ser uma ferramenta importante para esse meio de comunicação, a visualização da sua jornada evolutiva começou na pré-história dos veículos informativos, avançando para a sociedade informática. E foi apenas nesta última etapa social que a editoração eletrônica legitimou sua função, resultando em impactos sobre a produção desses meios de comunicação e condicionando novos estilos.

Na apresentação desta nova sociedade pós-industrial, uma mudança de trabalho e na esfera do lazer foi verificada, cuja fusão está presente e nessa interação, áreas de trabalho para publicação surgiram em casa, em pequenos departamentos. Nesta viagem, editoração eletrônica tornou-se um objeto de reflexão por causa de seus aspectos de condicionamento que promoveu momentos de observação em relação a uma possível ameaça à criatividade, graças a suas facilidades e clichês.

Por outro lado, diferentes aspectos positivos das áreas de trabalho também mostraram, ao mesmo tempo, seus aspectos condicionantes, resultando em um reestudo de sua execução em diferentes meios de comunicação impressos, mostrando seus efeitos e compartilhando pontos de vista. Assim, novos estilos e uma maneira editorial de produção surgiram também. Adicione a este aspecto de editoração eletrônica – em termos gerais – a informatização dos artigos de revista – que vem resultando na demissão de jornalistas, que é outro aspecto importante na apresentação da dissertação.

(mais…)

Comentários desativados em Editoração eletrônica: novos comportamentos editoriais e estéticos