Trajetórias da linguagem
Nelyse Apparecida Melro Salzedas
Arte e Linguagem – vol. 1” da Série Poéticas Visuais é uma coleção de artigos sobre artes plásticas, que trabalham em uma relação interdisciplinar com outras artes e linguagem.
Meyer Shapiro (2000), em “Mots et Images” considera a dificuldade encontrada pelo artista plástico, quando da transposição de imagens advindas de textos escritos para a sua linguagem, e isso pode ser visto em vários artigos.
Um dos artigos, “Susana e Os Velhos”, telas de Tintoretto, engrossa as possibilidades do dito do texto bíblico para a pintura. O pintor veneziano foca suas telas na dúvida do julgamento de Susana. Teria ela razão? Isso é expresso em uma tela exposta no museu de Viena; os juízes tinham razão? Outra está exposta no Museu do Louvre.
Um outro exemplo são as Gabrielas de Di Cavalcanti, semelhantes às de Jorge Amado.
A relação de arte plástica com o cinema também presentifica-se em artigos sobre “Os Sonhos”, de Kurosawa e “O Sorriso de Monalisa”.
Um outro artigo investiga o processo de criação pela intervenção na obra de arte, como vai acontecer com Darcy Penteado.
Vários métodos de leitura foram manipulados pelos articulistas desde a Estética da Recepção à Iconologia e Iconografia de Panofsky (1979) da Escola Alemã.
O livro em questão centra-se na linguagem e suas possibilidades, e expressas no ato da criação.