Storytelling: a arte da obra solitária do artista inspirado à obra dos artistas interconectados na web

Adenil Alfeu Domingos

RESUMO

Cada objeto da natureza “fala” ao homem; diz-lhe uma história. Uma obra de arte, sendo um objeto produzido por uma mente humana, conta uma história mítica e ideológica em termos barthesianos. Uma pintura como a Guernica é uma cena narrativa, que revela um agora que aponta para um antes e depois do narrado. A cena narrada ainda existe na arte abstrata, em que as tintas se tornam personagens, ocupando espaço e tempo. O pintor, portanto, não deixa de ser um criador de histórias. Este artigo visa mais longe: demonstrar como a pintura não é mais uma cena congelada, em um apoio tradicional, mas um objeto em movimento em uma tela é um modo interativo de produzir a arte de contar histórias na web.

ABSTRACT

Every object of nature “speaks” to man; tells him a story. A work of art, being an object produced by a human mind, tells a mythical and ideological story in barthesian terms. A painting such as Guernica is a narrative scene, which reveals a now that hints at a before and after the narrated. The scene narrated even exists in abstract art, in which inks become characters, occupying space and time. The painter, therefore, is nonetheless a creator of storytelling. This article aims further: to demonstrate how the painting is no longer a frozen scene, in a traditional support, but a moving object on a screen, it is an interactive mode of producing the art of storytelling on the web.

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