Federico Fellini, entre crítica e nostalgia

Mariarosaria Fabris

RESUMO

Embora grande parte do estresse críticos sobre o caráter autobiográfico da maioria de suas obras – porque dominada pela memória, muitas vezes tingido com nostalgia – Fellini não concordou e disse: “Eu inventei quase tudo: a infância, uma personalidade, anseios, sonhos, lembranças , pelo prazer de narrá-los.
Foi na invenção, fantasia e não apenas na realidade, portanto, a base para os filmes de Fellini, mesmo aqueles em que a experiência parecia emergir com mais força ou a fase inicial de sua carreira, desenvolveu à sombra do neo-realismo.

ABSTRACT

While much of the critics stress on the autobiographical character of most of his works – because dominated by memory, often tinged with nostalgia – Fellini did not agree and said: “I invented almost everything: a childhood, a personality, longings, dreams, memories, for the pleasure of narrating them.
It was in the invention, fantasy and not just in reality, therefore, the basis for Fellini’s films, even those in which the experience seemed to emerge with more strength or the early stage of his career, developed in the shadow of neo-realism.

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