Recontando o recontado

Nelyse Salzedas e Rivaldo Paccola

RESUMO

Há alguns títulos que, sob um olhar furtivo, causam tumultos e mexem com a nossa imaginação. O texto de Ana Maria Machado – Ponto a ponto – e o tema de uma reunião na Universidade de Brasília – LER: o ensino de leitura e recepção – intertextualizados no ato da leitura são suficientemente provocadores.
Então, a partir deles pode surgir uma forma de rasgar-se, como com um bisturi em uma folha de papel em branco e desenhar com a palavra. Neste modo de pensar, podemos escrever o nosso texto, começando por citar um ensaio de Glawinski (1977), no qual o autor diz que a crítica literária só recentemente se tornou interessado na leitura, seja como objeto de reflexão, ou como uma ferramenta descritiva.

ABSTRACT

There are some titles that, under a stealthy look, cause unrest and stir with our imagination. The text by Ana Maria Machado – Point to point – and the topic of a meeting at the University of Brasilia – READ: reading, teaching and reception – intertextualized in the act of reading are sufficiently provocative.
Then, from them can emerge a form of ripping, as with a scalpel in a sheet of blank paper and drawing with the word. In this way of thinking, we may write our text, beginning by quoting an essay of Glawinski (1977), in which the author says that literary criticism has only recently become interested in reading, either as an object of reflection, or as a descriptive tool.

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