O mural da Santíssima Trindade em Botucatu

Henrique Carlos Bicalho Oswald

RESUMO

A pintura mural “Santíssima Trindade”, executada pelo artista Henrique Carlos Bicalho Oswald na Capela do Seminário São José em Botucatu no ano de 1953 foi avaliada por meio de recursos metodológicos específicos.

No decorrer das pesquisas foi encontrado um Anteprojeto do autor, o que possibilitou uma comparação entre este e o produto final. Foram feitas e comparadas às leituras de ambos, ficando claros os aspectos retidos e acrescentados. Os resultados obtidos permitiram concluir que:

  1. houve importante relação de mecenato entre o Bispo d.Henrique G. Trindade e o pintor Henrique C.B. O Oswaldo;
  2. houve um crescimento da obra na direção do simbólico;
  3. a obra constitui um testemunho eloqüente das intenções didáticas do bispo, fixando os objetivos e ideais religiosos da época;
  4. o Mural constituiu um marco importante na carreira do pintor;
  5. a obra de arte analisada, dado o seu valor artístico e religioso é um marco cultural da comunidade.

ABSTRACT

The mural “Trinity”, performed by artist Carlos Henrique Oswald Bicalho in the Chapel of Saint Joseph Seminary in Botucatu in 1953 was assessed by means of specific methodological features.

During the research a draft from the author was found, which allowed a comparison between it and the final product. Comparisons of both readings were made, becoming clear the aspects retained and added. The results showed that:

  1. there was a significant relationship between the Bishop d.Henrique G. Trinidad and the painter Henry CB The Oswaldo,
  2. there was a growth of work towards the symbolic,
  3. the work is an eloquent testimony of the bishop’s didactic intentions, setting goals and religious ideals of the time,
  4. the Wall was an milestone in the career of the painter,
  5. the reviewed work of art, because of its artistic and religious value is cultural landmark of the community.

Download (PDF) | Visualizar Artigo

Palavras-Chave: , , ,