O engenho e a arte na tapeçaria

Solange Maria Leão Pelosi

RESUMO

O presente trabalho enfoca a tapeçaria, e uma específica: La Dame à la Licorne. Há nele um corte diacrônico na tapeçaria, bem como um sincrônico no seu fazer.

Na parte em que discute a tapeçaria do Cluny, contém uma leitura sedimentada no símbolo e o mito. A diacronia abrange a temporalidade da produção e a sincronia uma descrição em nível da história da religião e do mito.

A leitura foi um processo de atualização e presentificação da La Dame à La Licorne, utilizando-se de uma metodologia ajustada ao texto não-verbal.

ABSTRACT

This paper focuses on the tapestry, and in specific: La Dame à la Licorne. In it there is a diachronic cut in the tapestry and a synchronic in its way of doing.

In the part that discusses the tapestry of Cluny, there is contained a sedimented reading of the symbol and myth. The diachrony covers the temporality of production and a description of sync between the history of religion and myth.

The reading was a process of updating and presentification of La Dame à la Licorne,using a methodology adjusted to the nonverbal text.

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