Do Ballet ao Cabaret: Degas e Toulouse Lautrec

Ana Flora Zaniratto Zonta

RESUMO

O cerne desta tese é o gesto de diálogo entre Degas e Toulouse Lautrec, cujos corpus são os bailarinos (Degas) e os dançarinos (Toulouse Lautrec). A possibilidade do gesto como expressão, linguagem e comunicação, e suas relações com o verbal é discutida.

O contexto situacional dos pintores relacionados (Ópera de Paris e Moulin Rouge) chamado Ballet e cabaré traça o produto artístico de Degas e Toulouse Lautrec. O diálogo gestual expresso na arte, visto por diversos autores, permite esta leitura inter-telas (Degas e Toulouse Lautrec), que é feito na rota construtora do texto.

ABSTRACT

The main of this thesis is the gesture dialogue between Degas and Toulouse Lautrec, which corpus are the Ballet dancers (Degas) and the dancers (Toulouse Lautrec). The possibility of the gesture as expression, language and communication, and its relations with the verbal is discussed.

The situational context of the painters related (Ópera de Paris and Moulin Rouge) called ballet and cabaret traces the artistic product of Degas and Toulouse Lautrec. The gesture dialogue expressed in Art, seen by several authors permits the inter-canvas reading (Degas e Toulouse Lautrec), What is made in the builder route of this text.

Download (PDF) | Visualizar Artigo

Palavras-Chave: , , ,